quarta-feira, 29 de abril de 2009

Genealogia Bíblica - Parte 1











Texto do Espaço Jovem do Jornal de Maio de 2009

SE, POIS, O FILHO VOS LIBERTAR, VERDADEIRAMENTE SEREIS LIVRES (JOÃO 8:36)

O Espírito do Senhor me incomodou e tem me inspirado a responder a uma teologia que muitos de nós temos recebido e estamos sendo influenciados por ela. Uma teologia que valoriza mais as forças do mal do que a graça de nosso Senhor. Uma teologia que educa pelo medo e pela proibição, limitando a liberdade que a cruz de Cristo nos traz.
Essa teologia tenta nos impor algumas regras, nos incutindo medo excessivo de forças demoníacas que não tem tanto poder assim. Dizem que nós, filhos de Deus, não podemos ouvir o que quisermos, não podemos assistir o que quisermos, não podemos visitar os lugares que quisermos, não podemos, não podemos... Enquanto o que nós precisamos é lembrarmo-nos de somente fazer o que nos convém (1 Co 6:12) e não servirmos como pedra de tropeço para nossos irmãos (Rm 14:13 e 21).
Vou citar só um exemplo. Tenho recebido, constantemente, de irmãos na fé, um email me advertindo sobre mensagens ocultas que podem atrair nossos filhos, contidas na música “Simpathy for the devil” (Simpatia com o diabo), que aparece em uma novela televisiva.
Eu acredito que nós somos influenciados por muitas coisas, boas e ruins, mas a influência da Bíblia e, principalmente, do Espírito Santo é maior que tudo junto. Se estivermos abertos para o Senhor e a Sua graça, as outras influências são apagadas, pois não há trevas que sobreponham à luz.
Além disso, a Bíblia diz que TODAS as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8:28). Ao invés de ficar com medo do "lobo mau" contido nessas mensagens ocultas, por que nossos irmãos não amadurecem e usam o seu conteúdo para nos lembrar de vigiar porque existe um mundo espiritual e para nos lembrar de algumas desgraças causadas pelo mal no mundo, inclusive citadas pela própria música?
Ainda, além disso, a música está em inglês. Quem se preocupou com a sua letra antes desse email ser disseminado? Quem se considerou influenciado por ela durante o seu período de ignorância? Se isso for causar mal da forma como estão pensando, acho que todos nós que já ouvimos essa música em algum de nossos aparelhos eletrônicos, inclusive nossos computadores que usamos para transmití-la aos outros, precisaríamos todos levar esses equipamentos para certa igreja que se diz cristã para fazer uma sessão de descarrego, ou então pedir para algum clérigo fazer algum ritual de purificação neles.
Há muito mais a ser dito, mas o espaço não deixa. Acho que nosso tempo produtivo já foi muito "influenciado" por esse assunto. Em vez de trabalharmos, cuidarmos do que o Senhor nos deu e fazermos algo produtivo para o Reino Dele, ficamos lendo, transmitindo, comentando e o pior, orando por algo medíocre. Precisamos parar de ser hipócritas e começar a fazer mais do que o Senhor nos ensinou, fora das quatro paredes das nossas igrejas e casas. Quem sabe, assim, nossos pastores parem de ser assassinados.
Que Jesus nos dê discernimento espiritual e força na fé conforme Romanos 14.

PACTO NO CORPO DE CRISTO

PACTO NO CORPO DE CRISTO

Na certeza de que Deus pode fazer infinitamente mais do que pedimos ou
pensamos (Ef 3:20) e na dependência da sua graça, faço o seguinte pacto:

AMOR INCONDICIONAL
Na certeza do amor de Deus por nós, eu decido amar incondicionalmente vocês em Cristo, independente do que digam ou façam, se concordo ou não com as suas ações. Vou amar vocês como pessoas.
Cl 3.12-14: Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
1 Co 13.4-8: O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Rm 13.8-10: A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

HONESTIDADE
Vou conversar com vocês no tempo certo, de maneira franca, direta, amorosa, sincera e controlada, a respeito do que sinto e penso de cada um, de acordo com as percepções que eu tenho das circunstâncias, de maneira que as nossas frustrações mútuas não se transformem em amarguras.
Ef 4.15: Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Mt 5.37: Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.

TRANSPARÊNCIA
Pela graça de Deus, vou me empenhar por ser uma pessoa mais aberta, compartilhando com vocês minhas alegrias, dores e tristezas, na certeza de que, sem vocês, não conseguirei a vida de santidade que almejo e que Deus exige.
Cl 3.16: A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração.
Tg 5.16: Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
1 Jo 1.7: Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

ORAÇÃO
Comprometo-me a orar regularmente por vocês, com a assistência do Espírito Santo, procurando conhecer a situação de cada um para ajuda-lo a carregar os seus fardos em oração.
2 Ts 1.11-12: Por isso também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra todo o desejo da sua bondade, e a obra da fé com poder; para que o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.
Ef 3.14-21: Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.

SENSIBILIDADE
Assim como desejo ser conhecido(a) e compreendido(a) por vocês, disponho-me a buscar o discernimento espiritual para ser sensível às reais necessidades de vocês e para evitar dar respostas simplistas para as situações difíceis nas quais vocês se encontram.

Jo 4:9-18: Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: SENHOR, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
Jo 9:2-3: E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.

DISPONIBILIDADE
Disponho-me a servir aos irmãos no que precisarem de mim, de acordo com os meus dons e até o limite dos meus recursos.
Is 6.8: Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
1 Pe 4:10-11: Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.
CONFIABILIDADE
Prometo manter em segredo tudo o que for compartilhado na célula, para que haja um ambiente de confiança necessário à transparência, entendendo que essa confidencialidade não proíbe ao líder de compartilhar informações adequadas aos seus líderes para um melhor cuidado espiritual de todos os membros da célula.

Pv 10.9: Quem anda em sinceridade, anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos ficará conhecido.
Pv 11.9 e 13: O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento. O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.
Pv 15.4: A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito.

SUBMISSÃO
Comprometo-me a manter a mesma atitude de Jesus, que se humilhou até a morte – morte de cruz, submetendo-me às autoridades estabelecidas por Deus e aos meus irmãos em Cristo para ser confrontado, corrigido, aconselhado e ensinado no que for preciso para uma vida cristã madura e frutífera.

Fp 2.1 a 11
Rm 13

Pv 12.1 e 15: O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido. O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.
Pv 13.10 e 18: Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria. Pobreza e afronta virão ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado.
Ef 5.18 e 21: E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.
1 Ts 5.12 e 13: Agora lhe pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros.

ASSIDUIDADE
Comprometo-me a não entristecer o Espírito Santo nem dificultar o seu trabalho na vida de vocês pela minha ausência.

Hb 10.24-25: E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
Sl 133.1: OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.

PRESTAÇÃO DE CONTAS
Comprometo-me a prestar contas aos meus irmãos do que tenho feito ou deixado de fazer com os dons e oportunidades que tenho recebido de Deus, quer tenha agradado a Ele ou não, para que todos acompanhem o meu crescimento espiritual e me ajudem. Quando estiver impossibilitado de comparecer a algum compromisso assumido por qualquer razão, comunicarei o meu líder para que todos saibam o motivo da minha ausência e orem por mim.

Cl 2.1: Quero que vocês saibam quanto estou lutando por vocês, pelos que estão em Laodicéia e por todos os que ainda não me conhecem pessoalmente.
Rm 1.9, 13 e 14: Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho do seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês em minhas orações. Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios. Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.
1 Tm 1.12 a 14: Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério, a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor, e insolente; mas alcancei misericórdia, por que o fiz por ignorância e na minha incredulidade; contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.

RENOVAÇÃO CONSTANTE
Comprometo-me a buscar a renovação constante para prestar culto racional e eterno a Deus e ajudar os meus irmãos, através de capacitação pessoal, estudando os materiais de treinamento, participando dos cursos e eventos para o crescimento espiritual e para treinamento para o ministério.

Rm 12.1 e 2: Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Ap 21.5: Aquele que estava assentado no trono disse: “Estou fazendo novas todas as coisas”.
Ap 22.14: “Felizes os que lavam as suas vestes, e assim têm direito à árvore da vida e podem entrar na cidade pelas portas”.

PERDÃO
Comprometo-me a perdoá-los(as) por quaisquer falhas que venham a cometer, sendo ou não diretamente afetado por elas e, com a ajuda da graça de Deus, vou me esforçar ao máximo para, humildemente, pedir perdão para vocês quando eu falhar.

Mc 11.25 e 26: E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados.
Mt 18.21 e 22: Então Pedro aproximou-se de Jesus e pergunto: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete”.
Tg 5.16: Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

Texto do Espaço Jovem do Jornal de Abril de 2009

DERRAMAREI O MEU ESPÍRITO ... OS VELHOS SONHARÃO, OS JOVENS TERÃO VISÕES (JL 2:28)

Muito se tem ouvido sobre as dificuldades da nossa geração, enfrentando problemas aparentemente grandes demais. Muita crise, muita corrupção, muita violência, muito egoísmo, muito individualismo, muito materialismo, muitas tragédias naturais, muitos acidentes, muitos incidentes, muito calor, muita chuva, muito tráfego, muitas pombas, muitas notícias ruins, muita influência negativa, muita história traumática, muitas brigas em casa, muitas forças do mal, muitas tentações, muitas provações, muitos líderes caindo, desviando, errando.
Se dependêssemos apenas de nós mesmos para suportar tudo isso, estaríamos todos nos hospitais, nas camas, em guerra familiar, civil, pessoal. Tudo nos tiraria a paz, a paciência, a fé, a esperança e o amor. Mas o Senhor renova em nós as suas misericórdias a cada manhã. Por isso não somos consumidos (Lm 3:22-23). Em meio a todas as aflições, que nos levam a errar tanto, pecando tanto, o Senhor nos lembra que Ele venceu o mundo (Jo 16:33) pela Sua superabundante graça (Rm 5:20).
Essa graça tem guiado a nossa célula de jovens e adolescentes através dos princípios inegociáveis ensinados na Bíblia. Nosso grupo, apesar de novo com pessoas jovens, tem experimentado a liberdade da vida cristã. A liberdade para carregar a cruz que nós fomos chamados a carregar (Lc 9:23). A liberdade para, com a cruz nas costas, vivermos a vida abundante de Cristo (Jo 10:10) como conseqüência dessa cruz (Rm 6:5).
Somos desafiados a reavaliar a nossa realidade pessoal, a nossa realidade como igreja e como discípulos de Cristo para, levantando com coragem o estandarte do exército do Senhor, levarmos a mensagem mais preciosa que já foi transmitida à raça humana da forma mais pura possível, causando o maior impacto possível.
Temos aceitado o desafio! Temos buscado conhecer a Cristo, a participação nos Seus sofrimentos, tornando-nos como Ele em sua morte para, de alguma forma, conseguir a ressurreição dos mortos (Fp 3:10-11). A busca continua. O estudo continua. A dependência do Espírito continua. Temos nos reunido às terças-feiras às 5:30hs da manhã, às quintas-feiras às 19:20hs e aos sábados às 19:30hs, além do culto dominical. Nosso alvo: sermos, juntos, sacrifícios vivos e agradáveis a Deus (Rm 12:1), transbordando Seu poder e Seu amor.
O Douglas e a Taiane, com sua submissão e temor a Deus; o Jackson e a Neucimar, com sua disponibilidade e espiritualidade; o Juninho e o Rafael, com sua simpatia e honestidade; a Ingrid e a Iris, com seu compromisso e simplicidade; o Wander, com sua alegria e desenvoltura; o Paulo Mateus, com sua maturidade e dedicação; o Marinho e o Lucas, com sua transparência e sinceridade e a Josiley, com sua humildade e inocência. Com os variados talentos e dons, com todos os futuros envolvidos e com a maravilhosa graça do Senhor, nós vamos nos esquecer das coisas que para trás ficaram e vamos prosseguir para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3:12-14).
Que o Senhor seja louvado por essa visão, por esse grupo e pelo nosso futuro glorioso!

Marcelo Magalhães Ferreira e Marjorie Koga Ferreira