quarta-feira, 29 de abril de 2009

Texto do Espaço Jovem do Jornal de Maio de 2009

SE, POIS, O FILHO VOS LIBERTAR, VERDADEIRAMENTE SEREIS LIVRES (JOÃO 8:36)

O Espírito do Senhor me incomodou e tem me inspirado a responder a uma teologia que muitos de nós temos recebido e estamos sendo influenciados por ela. Uma teologia que valoriza mais as forças do mal do que a graça de nosso Senhor. Uma teologia que educa pelo medo e pela proibição, limitando a liberdade que a cruz de Cristo nos traz.
Essa teologia tenta nos impor algumas regras, nos incutindo medo excessivo de forças demoníacas que não tem tanto poder assim. Dizem que nós, filhos de Deus, não podemos ouvir o que quisermos, não podemos assistir o que quisermos, não podemos visitar os lugares que quisermos, não podemos, não podemos... Enquanto o que nós precisamos é lembrarmo-nos de somente fazer o que nos convém (1 Co 6:12) e não servirmos como pedra de tropeço para nossos irmãos (Rm 14:13 e 21).
Vou citar só um exemplo. Tenho recebido, constantemente, de irmãos na fé, um email me advertindo sobre mensagens ocultas que podem atrair nossos filhos, contidas na música “Simpathy for the devil” (Simpatia com o diabo), que aparece em uma novela televisiva.
Eu acredito que nós somos influenciados por muitas coisas, boas e ruins, mas a influência da Bíblia e, principalmente, do Espírito Santo é maior que tudo junto. Se estivermos abertos para o Senhor e a Sua graça, as outras influências são apagadas, pois não há trevas que sobreponham à luz.
Além disso, a Bíblia diz que TODAS as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8:28). Ao invés de ficar com medo do "lobo mau" contido nessas mensagens ocultas, por que nossos irmãos não amadurecem e usam o seu conteúdo para nos lembrar de vigiar porque existe um mundo espiritual e para nos lembrar de algumas desgraças causadas pelo mal no mundo, inclusive citadas pela própria música?
Ainda, além disso, a música está em inglês. Quem se preocupou com a sua letra antes desse email ser disseminado? Quem se considerou influenciado por ela durante o seu período de ignorância? Se isso for causar mal da forma como estão pensando, acho que todos nós que já ouvimos essa música em algum de nossos aparelhos eletrônicos, inclusive nossos computadores que usamos para transmití-la aos outros, precisaríamos todos levar esses equipamentos para certa igreja que se diz cristã para fazer uma sessão de descarrego, ou então pedir para algum clérigo fazer algum ritual de purificação neles.
Há muito mais a ser dito, mas o espaço não deixa. Acho que nosso tempo produtivo já foi muito "influenciado" por esse assunto. Em vez de trabalharmos, cuidarmos do que o Senhor nos deu e fazermos algo produtivo para o Reino Dele, ficamos lendo, transmitindo, comentando e o pior, orando por algo medíocre. Precisamos parar de ser hipócritas e começar a fazer mais do que o Senhor nos ensinou, fora das quatro paredes das nossas igrejas e casas. Quem sabe, assim, nossos pastores parem de ser assassinados.
Que Jesus nos dê discernimento espiritual e força na fé conforme Romanos 14.

3 comentários:

  1. Muito bom texto, que possamos saber e crer que o Deus que nós servimos é um Deus poderoso que está no controle de tudo. Vamos valorizar mais a graça e o poder que vem do Alto (do próprio Deus) sobre nós, do que o nosso adversário no qual até pode ter algum poder, mas limitado pelo Senhor...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. isso ae, sejamos mais objetivos e vamos nos preocupar c/ o q realmente importa, a paz q Nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou!!!!!!!

    ResponderExcluir