terça-feira, 16 de junho de 2009

Texto do Espaço Jovem do Jornal de Junho de 2009

Aprendendo com os jovens

Não raro, adolescentes e jovens são definidos como egoístas, irresponsáveis, irracionais e facilmente irritáveis. Não raro, também, ouvimos e vemos o conflito de gerações em famílias, igrejas e nos mais variados grupos.
A Bíblia nos diz que os jovens tendem a guiar as suas vidas pelos caminhos dos seus próprios corações ou pela vista dos seus olhos (Ec 11:9), têm dificuldade em se concentrar (At 20:9), não são moderados (Tito 2:6), são insubmissos e soberbos (1 Pd 5:5), têm pouco conhecimento e bom senso (Pv 1:4), mas são curiosos (Mt 19:16), fortes (Pv 20:29), têm visões (Joel 2:28), têm a Palavra e venceram o maligno (1 Jo 2:13-14).
Ser um líder adulto de jovens e adolescentes onde o primeiro escalão hierárquico é composto por adultos não é tarefa simples, tampouco fácil. É preciso lembrar que um dia fomos jovens e questionadores. Talvez a minha facilidade seja não ter me deixado “crescer” muito e ainda ser questionador.
Hoje, com meu cérebro já desenvolvido fisicamente, deixei as coisas de menino e já não falo como menino, sinto como menino e penso como menino, mas faço questão de manter viva a chama que arde em todos os reformadores, em todos os que não gostam da situação atual das coisas e buscam transformar todos os lugares por onde passam (Mt 5:14).
É com essa mente e esse coração que todos nós precisamos crescer, meditando e aplicando a Palavra, para se conhecer a sabedoria e a instrução, para se entender as palavras de prudência, para receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade, para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom senso (Pv 1: 2-4).
Talvez o choque seja menor se a Palavra for usada com sabedoria e sincera submissão por todos nós. Talvez os jovens tenham espaço e, com suas visões, transformem a nossa realidade em algo novo, à imagem e semelhança de Cristo. Talvez os mais velhos aprendam a gostar da mudança e aprendam, também, a equilibrar as pérolas do conhecimento dos anos passados com os diamantes brutos das novas descobertas do presente.
Que o Senhor nos ajude a todos. Enfim, o anjo que estava no sepulcro vazio de Jesus era jovem (Mt 16:5) e o reino dos céus pertence aos meninos (Mt 19:14).

Um comentário:

  1. Nos jovens nao podemos querer mudar o mundo por nossos proprios meios sem ouvir aos mais velhos e mais experientes q ja tentaram muda-lo e sabem os caminhos que nao devemos seguir , conflito de gerações sempre existira cabe a cada um de nos jovens e adultos ter discernimento e aximilar cada conselho e experiencia e saber acima de tudo ouvir para ser ouvido .

    ResponderExcluir